quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Educadora Social cria jogo anti-bullying

É o primeiro jogo de prevenção do bullying para ipad em Portugal. Esta é pelo menos a convicção de Cátia Vaz, que desenvolveu este projecto no âmbito do mestrado em Educação Social, no Instituto Politécnico de Bragança.   

O objectivo é sensibilizar as crianças para não praticarem bullying com um jogo divertido.“Não tenho conhecimento que exista um jogo direccionado exclusivamente para a prevenção do bullying escolar e que seja para ipad, ou seja digital, e também não tenho conhecimento de outro em forma de tabuleiro que tenha o mesmo propósito”, realça a educadora social. 

Cátia Vaz sublinha que apostou nesta ideia, desenvolvida em conjunto com o programador Filipe Duarte, para criar um instrumento de prevenção do bullying, um problema que está cada vez mais presente nas escolas.“Este jogo vem no âmbito do bullying, ou seja o bullying existe, toda a gente sabe, estudos comprovam isso mesmo, mas em termos de prevenção é muito escassa. Nesse sentido, e como educadora social, decidi fazer este jogo, que é composto por um kit, um jogo de tabuleiro e digital, todas as questões são direccionadas para o bullying escolar e quer-se que sirva de prevenção para esta problemática”, explica Cátia Vaz. O próximo passo é colocar este jogo no mercado.

“Pretende-se que seja patrocinado, ou seja isto é o princípio, o jogo existe, mas alguém tem que pegar nele para que entre nas escolas, ele é direccionado para crianças entre 7 e 13 anos”, salienta Cátia Vaz. Brigantia.pt